Ao lado da uva Roussane, a casta Marsanne é a uva responsável pelos grandiosos Hermitage brancos do norte do Rhône. Os vinhos brancos elaborados com a casta Marsanne são gordos e encorpados, com pouca acidez, mas capazes de envelhecer por muitos anos. Os melhores exemplos são vinhos brancos bastante complexos, com aromas florais e amendoados, cheios e marcantes no palato. Assim como alguns vinhos da Borgonha, os melhores vinhos brancos elaborados com a Marsanne podem passar por um período de dormência.
Durante este período, o vinho se “fecha”, ficando quase sem aromas, despertando após alguns anos, ressurgindo ainda mais complexo. Apesar de ser muito utilizada em vinhos brancos secos, a casta Marsanne pode ser encontrada também em vinhos brancos doces, passando pelo processo de desidratação antes da elaboração final. Por ter uma cor naturalmente mais escura que muitos outros brancos, muitas pessoas ao provar os vinhos na fase dormente acham que o vinho branco está passado. De qualquer modo, são vinhos únicos e cheios de personalidade, entre os maiores brancos de todo o mundo. Alguns dos mais notáveis exemplos de vinhos elaborados com a casta Marsanne são os Hermitage brancos do produtor francês M. Chapoutier, utilizando 100% da casta, sem a presença de corte com outras espécies e castas de uvas.
Os vinhos brancos elaborados com a casta Marsanne são excelentes para harmonizações com crustáceos (principalmente lagostas e caranguejos), truta acompanhada de amêndoas e salada caprese. Para algo mais leve, o vinho branco proveniente da uva Marsanne pode ser perfeitamente degustado e apreciado com a companhia de molhos cremosos e queijos macios na hora das refeições.
Seleção exclusiva de vinhos do Velho Mundo, cuidadosamente escolhidos através de nossa curadoria. São vinhos de produtores que seguem as regras biodinâmicas e/ou orgânicas e, em sua maioria, produzidos em quantidades limitadas, tornando-os ainda mais especiais. Cada vinho é uma experiência única, que traz a melhor expressão do seu terroir de origem.