A uva Sémillon é o ingrediente principal dos vinhos doces brancos de Sauternes e dos vinhos brancos secos de Pessac-Leognan. A casta é, em geral, combinada com a cepa Sauvignon Blanc na região de Bordeaux, na França. Em outras partes do mundo, a casta pode ser encontrada em cortes com Muscadelle.
Originária da região de Sauternes, seu nome é derivado da pronúncia local de Saint-Emilion, embora não se tenha registros de vinhos produzidos com a uva nos arredores da cidade. Uma casta de altíssima qualidade, a uva Sémillon tem sua área cultivada relativamente pequena, sendo a maior parte bastante concentrada na região de Bordeaux. A casta Sémillon é bastante suscetível ao ataque de “Botrytis Cinerea”, fungo bastante conhecido por ocasionar um dos mais famosos termos do mundo do vinho, a “podridão nobre” nas vinhas. Aparecendo nos vinhedos principalmente no inverno, o “Botrytis Cinerea” perfura a casca da uva e absorve todos os líquidos da fruta, tornando a cepa mais concentrada em açúcar.
Os vinhos elaborados a partir da cepa atacada pelo fungo (botritizadas) se tornam bastante aromáticos e licorosos, podendo ser classificados como os melhores vinhos de sobremesa e os melhores rótulos produzidos a partir da casta Sémillon. As características e aromas que a casta propicia aos vinhos brancos diferenciam-se de uma região para outra por conta do terroir, além do seu tempo de guarda. Os exemplares elaborados com a casta Sémillon podem ser bastante leves e cítricos ou aromáticos e complexos, quando amadurecidos em barris de carvalho. Apesar de ser tradicionalmente cultivada na região de Bordeaux, na França, a casta é também encontrada na Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos.
Seleção exclusiva de vinhos do Velho Mundo, cuidadosamente escolhidos através de nossa curadoria. São vinhos de produtores que seguem as regras biodinâmicas e/ou orgânicas e, em sua maioria, produzidos em quantidades limitadas, tornando-os ainda mais especiais. Cada vinho é uma experiência única, que traz a melhor expressão do seu terroir de origem.