A uva Lagrein é uma variedade antiga e que se adapta com maior facilidade na região ensolarada do Alto Adige, nordeste da Itália. Os vinhos elaborados a partir da Lagrein são encorpados e fortes, além de extremamente aromáticos. Com coloração escura e densa, a uva Lagrein possui estrutura ácida e acabamento ligeiramente adstringente.
Com baixos rendimentos e alta tanicidade, a uva Lagrein suscitava alguns problemas aos produtores de vinho, no entanto, com o decorrer dos anos e a modernização das técnicas de vinicultura, a variedade passou a produzir alguns vinhos muito apreciados ao redor do globo. Dando origem principalmente a vinhos varietais, a Lagrein é permitida por duas denominações de origem controlada (DOC) – Trentino e Alto Adige.
As encostas da região do Alto Adige são ensolaradas e oferecem um excelente terroir para as uvas desta casta. Os exemplares elaborados a partir dessa variedade de uva são os mais significativos para a região, conhecida principalmente pela produção de excelentes vinhos brancos. A Lagrein é permitida na composição de outros bons rótulos do Alto Adige, em especial, ao lado das uvas Schiava, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Enquanto as montanhas do nordeste da Itália são a casa da uva Lagrein, existem também algumas vinhas dessa variedade cultivadas nas regiões do Novo Mundo. A Austrália tem se destacado no cultivo de castas regionais da Europa, dos quais a Lagrein encontra-se entre uma delas, nas regiões de Victoria’s Macedon Ranges e Adelaide Hills. Há também excelentes vinhos Lagrein produzidos na Califórnia.
Seleção exclusiva de vinhos do Velho Mundo, cuidadosamente escolhidos através de nossa curadoria. São vinhos de produtores que seguem as regras biodinâmicas e/ou orgânicas e, em sua maioria, produzidos em quantidades limitadas, tornando-os ainda mais especiais. Cada vinho é uma experiência única, que traz a melhor expressão do seu terroir de origem.