A Susumaniello é uma uva redescoberta porque se trata de uma videira muito antiga que no passado era usada para dar volume às grandes produções.
O nome Susumaniello deriva de “somarello” (burro no dialeto pugliese), pois era uma uva que produzia tanto que um burro não era suficiente para carregar todas as uvas que se produzia na videira. Na época, caso fizessem um vinho varietal de Susumaniello, se produziria um vinho certamente parco e em enormes quantidades. E uma qualidade, digamos que modesta; discreta.
Nos últimos anos, com novas técnicas de cultivo, várias vinícolas entre as quais a Rocca está incluída, decidiram valorizar esta videira autóctone apostando na qualidade e também numa graduação ligeiramente mais alta.
Então foi diminuído o rendimento por hectare, selecionada uma vinha em particular para criar um produto de qualidade e o resultado se mostrou ótimo, tanto que foi produzido um vinho de 15.2°GL naturais.
Um produto muito interessante. Porque a este fruto muito evidente e intenso se caracteriza por uma fruta madura um pouco diferente do fruto da Primitivo.
A Susumaniello é um pouco mais picante por primazia. E foi decidido não deixar envelhecer em madeira, mas apenas em tanques de inox, pois, além de fruta madura, a Susumaniello também tem lindas notas de especiarias que compensam a fruta madura e equilibram mais o vinho.
Seleção exclusiva de vinhos do Velho Mundo, cuidadosamente escolhidos através de nossa curadoria. São vinhos de produtores que seguem as regras biodinâmicas e/ou orgânicas e, em sua maioria, produzidos em quantidades limitadas, tornando-os ainda mais especiais. Cada vinho é uma experiência única, que traz a melhor expressão do seu terroir de origem.